top of page

MasterClass com Mestre Humberto Ruaz

A realizar dia 14 de Outubro das 15:00 às 17:00


Como domínio de uma experiência cultural através de corpos sensíveis ao tempo e ao espaço, a música e a dança procuram estabelecer formas vivas de interação, onde se projetam ideias, se corroboram símbolos e vivências.

Numa aula de dança, a música deverá constituir um campo privilegiado de ação na inscrição do movimento, desenvolvendo competências específicas e permitindo ao bailarino uma melhor compreensão na interação, energia e sua consequente dinâmica.


Para um professor de dança, a música, na consecução do movimento, tem um papel singular e crucial numa aula de dança pelo que o conhecimento musical, revela-se fundamental para o sucesso das aprendizagens dos seus alunos. Os professores de dança ao trabalharem diretamente com a música, deverão ter sólidos conhecimentos musicais no sentido de uma melhor abordagem ao solicitar ou selecionar a música mais adequada a determinado movimento, relacionar o fraseamento musical numa coreografia ou identificar, com os seus alunos, padrões rítmicos e métricas diversas. Todos estes elementos desempenham uma forte relação com a música

que exerce, no estúdio de dança, um substancial poder de manipular emoções. A expressão particular de todos estes significados, explorados musicalmente e estruturados no espaço e no tempo (música/movimento), é um fator essencial de reflexão e saber. Conciliar a prática discursiva entre estes dois elementos é primordial na expressão do movimento.


Objetivos

  • Facultar uma abordagem teórica e prática sobre a interligação Música/Dança - Dança Clássica e Contemporânea;

  • Desenvolver uma reflexão sobre o vocabulário musical e adquirir capacidade de análise auditiva;

  • Refletir, clarificar, adequar e tornar funcional a leitura do movimento na ação expressiva partilhada com a música.


Conteúdos

  • Análise auditiva e expressão musical prática;

  • Noção de pulsação, tempo e suas subdivisões, compassos, ritmo, dinâmicas, frases musicais, articulações, acentos, género, forma e estrutura musical;

  • Realização de exercícios, das diferentes técnicas de dança, conduzindo a uma reflexão acerca das várias propostas musicais que melhor se poderão adequar ao movimento;

  • Visualização de excertos de aulas procedendo a uma análise das propostas apresentadas, bem como de propostas oferecidas pelos professores e alunos.

  • Metodologia e atividades;


Adicionalmente, integrará sessões teóricas e práticas, realizadas através do recurso a PowerPoint, quadro branco, piano, vídeo e áudio, No decorrer das sessões serão solicitados diversos exercícios no sentido de articular o léxico musical ao movimento, permitindo uma maior compreensão e assimilação dos conteúdos a abordar.


Teremos connosco o conceituado Mestre Humberto Ruaz, que com o seu conhecimento/ formação, com larga experiência em acompanhar várias companhias de Dança ( Ballet Gulbenkian e Companhia Nacional de Bailado, entre outras, orientar alunos, professores e bailarinos neste tema tão vasto que é a ligação da dança com a música, e suas nuances, que permite a todos uma melhor performance interpretativa na dança!


Inscrições:

  • Data limite de inscrição dia 8 de Outubro;

  • Iscrições online ou presenciais nas nossas instalações, para todos os alunos de dança, professores e bailarinos.

  • O valor da MasterClass é 17€ e as vagas são limitadas;

  • Pagamento pode ser efetuado por transferência bancária ou por MBway (tel:. 934531025)*;

*Se por alguma razão a aula não se realizar, o valor será devolvido.

 

Sobre o Mestre Humberto Ruaz


Natural de Lisboa. Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa, Licenciatura e Curso de Doutoramento em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nesta faculdade, é Doutorando em Musicologia Histórica sobre o tema Movimento e Estímulos Musicais: A Disciplina de Música na Formação de um Bailarino. Trabalhou com companhias profissionais de Dança, nomeadamente, Companhia de Dança de Lisboa, Companhia Nacional de Bailado, Ballet Gulbenkian, Nederlands Dans Theater, Frankfurt Ballet e Grupo Corpo. Como Formador (Educação Musical e Didáticas Específicas em Música), é convidado para orientar seminários sobre a Interligação da Linguagem Musical no Movimento. Assina autoria de composições musicais para bailado e teatro. Actualmente é professor de Formação Musical na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e pianista convidado da Companhia Nacional de Bailado.


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page