Espaço Dança Palmira Camargo

Marinela Mangueira
 

Marinela Mangueira

Licenciatura em Dança pelo Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Dança de Lisboa (aprovado pelo MINISTÉRIO DA CIÊNCIA DA TECNOLOGIA E DO ENSINO SUPERIOR).

Lecciona aulas e workshops desde 1986 em Estúdios e Escolas de Dança.

Na sua formação em sapateado destaca as aulas com, Brenda Bufalino, Lane Alexander, Roxanne Butterfly, Cristina Delius, Victor Cuno, Martine Raveaux, Mónica Lapa, Bruno Schiappa, Carole Weeds, Lesly Lockery.

Como experiência profissional, participou em vários espectáculos de music-hall, revista, televisão, cinema e projectos de animação. Trabalha desde 1982 com Michel de Roubaix.

Colaborou em peças de teatro, como coreógrafa e trabalhando movimento de actores destacando-se, A Invenção do Amor encenada por José Boavida, Hamlets, encenada por Diogo Infante, Dez dedinhos nas mãos, nove dedinhos nos pés, Alfredo Brissos e Perfil Perdido de Marco Martins.

Destaca a participação como formadora em 2010 no atelier “Vamos Dançar o Blues” de autoria de Aldara Bizarro, realizado na Fundação Calouste Gulbenkian/Serviço Educativo e na Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, numa iniciativa da Câmara Municipal do Entroncamento

 

Como actriz trabalhou em Televisão, Teatro e Cinema.

 

É membro cofundadora, coreógrafa e bailarina do grupo de sapateado Banda do Sapato desde 1996.

 

Colaborou no projeto Musical Cabaret Lx, e no projeto da Companhia Toc’á Rufar, em Sapateado e Percussão.

 

Criou com José Arantes o projecto PST.COM (Companhia de Percussão e Sapateado Tradicional), que desenvolve um trabalho cujas raízes estão no folclore e danças tradicionais portuguesas, com espetáculos apresentados por todo o país.